domingo, 8 de julho de 2007

Editorial - Adeus, Inconstrução

“Adeus, NoMínimo”, essa foi a manchete de capa do caderno D+ do O Diário do Norte do Paraná do último sábado dia 30. Fabio Massali, que assina a matéria, começa seu texto assim: “É estranho escrever sobre um moribundo em seu último dia de vida. Normalmente no jornalismo a notícia é a morte em si, depois de consumada, não a perspectiva de seu acontecimento inerente, embora inadiável e com data marcada.” Assim, aproveitamos a deixa para informar aos leitores do blog Inconstrução que este é o ultimo editorial publicado pelos alunos do 2º ano de jornalismo matutino. Depois do recesso os acadêmicos ganharam novo espaço, o site Folha Acadêmica, e assim o Inconstrução terá concretizado seu papel de “construir” profissionais humanos e capacitados.
Não há como comparar o adeus de NoMínimo com o fim de Inconstrução, afinal nomes como Ivan Nishi, Lívia Miranda, Alexandre Gaioto, Aline Bueno, Lizandra Cortez Gomes, Thiago Soares, Walter Pereira... diante de Zuenir Ventura, Ricardo Kotscho, Villas Boas Corrêa, Guilherme Fiúza e Tutty Vasques não podem ocupar o mesmo parágrafo. Contudo, sabemos que este foi, e será, o primeiro meio em que todos nos futuros jornalistas demos nossos primeiro passos. Quem sabe para um dia ser citado em alguma outra matéria, de outro blog qualquer, como grande nome do jornalismo, e mesmo que quem leia jamais saiba quem é você.
“O nome é uma brincadeira com a palavra construção - a construção do texto, a construção do profissional, a construção do jornalista, assim como a desconstrução (in no sentido de negação) dos próprios mitos, histórias e fatos que cercam e existem dentro da cidade de Maringá.” Esta é a definição que encontramos logo aqui ao lado sobre o blog, e certamente será lembrado por todos aqueles que contribuíram para que semanalmente notícias, críticas, entrevistas, reportagens, editoriais, artigos, fotolegendas e crônicas fossem publicadas, apresentando um jornalismo criativo e inovador, para não dizer amador e inconseqüente.
O Inconstrução sai do ar, não por motivos econômicos, afinal só quem posta o Blog a meia – noite de domingo sabe que não é por dinheiro que se trabalha, ou não? De qualquer forma, ganhamos agora novo espaço: a “Folha Acadêmica”, que após o período de recesso vai ser o novo espaço de publicação sobre fatos e eventos de Maringá e do mundo a partir da perspectiva jovem e autentica dos alunos de 2º ano de jornalismo do Cesumar. Assim, depois de 16 edições, algumas discussões, muitas indagações e ainda inúmeras questões sem respostas, chega hora de iniciar uma nova fase. E que possamos continuar escrevendo com liberdade e criatividade, levando conosco o ideal de “desconstrução” para os futuros projetos. Adeus, Inconstrução. (Ivan Nishi)

Nenhum comentário: