segunda-feira, 2 de julho de 2007

Editorial - Cristo Redentor: uma maravilha?

O editorial desta edição é sobre a indicação do Cristo Redentor na eleição para as novas sete maravilhas do mundo. Vale lembrar que as votações se enceram no próximo dia 6.

Quem conhece a cidade do Rio de Janeiro sabe que um dos seus cartões postais é o famoso Cristo Redentor. A beleza do monumento disfarça a realidade social existente na “cidade maravilhosa”.

O Cristo Redentor aparece como um forte candidato nesta eleição. A realidade social do Rio de Janeiro acaba sendo maquiada por cartões postais como Cristo Redentor, Corcovado e as “maravilhosas” praias.

Praias estas que volta e meia sofrem arrastões que acabam levando tudo que tem pela frente. Mesmo assim, a imagem das praias cariocas que é passada aos turistas é aquela cheia de garotas bonitas, de biquínis minúsculos, que chamam a atenção por onde passam.

A eleição do Cristo pode aumentar ainda mais os casos de seqüestro e de turismo sexual, outra prática bastante comum não só no Rio de Janeiro, mas em todas as cidades conhecidas fora do país.

Em um filme produzido por norte-americanos, a realidade mostrada era a de que só existiam macacos, seqüestros e o caos da cidade Maravilhosa.

Será que vale a pena mostrar belos monumentos e esconder a verdade existente por trás deles? Fica aí o recado e boa leitura para todos.

(Mayara Gasparoto Mendes).

Nenhum comentário: