domingo, 20 de maio de 2007

Artigo - “O Papa é Pop”

Desde o começo de maio a mídia só sabe informar sobre a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil. A vida dele, onde nasceu, cresceu, o que fez na vida. A mídia mostra tudo, desde o interior do papamovel até o lugar em que o Papa irá dormir enquanto estiver neste país.
A investigação é geral. Mostra a vida de Frei Galvão que será canonizado e seus milagres, o padre que irá tocar piano para Bento XVI e até a dona de casa que vai apenas assisti-lo pela televisão, pois não tem condições de chegar perto dele, já que há um milhão e meio de brasileiros e estrangeiros esperando pelo Papa há um mês em Aparecida do Norte (SP).
Enfim o Papa chegou ao Brasil, no dia 09 de maio, quarta-feira, exatamente às 16h:02 e todos os canais pararam sua programação para mostrar a tão esperada visita. A Globo, que exibiu o “Visita do Papa”, não perdeu sequer um minuto desde o avião pousando até o Papa descendo e cumprimentando o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, junto com a primeira dama. Muda-se de canal e está lá, na Bandeirantes “Papa Bento XVI acaba de chegar ao Brasil”. Coloca na SBT, Rede Vida, etc e é tudo a mesma coisa.
O dia passa e a grande agitação ainda é o Papa Bento XVI, mas afinal o que o Papa veio fazer ao Brasil? Canonizar o tal Frei? Rezar missa? Conhecer o Brasil?
Realmente a mídia não mostra a verdade. Não mostra que Bento XVI veio ao Brasil não só para canonizar Frei Galvão, veio também para 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe e discutir assuntos tais como: o aborto e pílulas anticoncepcionais dentro do matrimônio. Veio aqui para conversar com os jovens e ver a opinião deles sobre a violência, fé e religião no Brasil. E quem prestou atenção nos jornais viu que o Papa está apenas visitando paises pobres e acredito que o Brasil seja um, já que Bento XVI revelou antes de ir que se preocupa com tanta pobreza neste país.
Não há sequer um jornal que fale dessa Conferência, quer dizer, falar até falam, mas não como deveriam, não se aprofundam nas questões discutidas pelo Papa e pelos bispos. Contam apenas por onde Bento XVI foi em tal dia, fez tal coisa em outro, passeou e conversou com mais não sei quem.
Não mostram como são importantes as questões levantadas nessa Conferência e de como irá influenciar no Brasil e a América Latina. Quando o Papa disse: “deveria ter conhecido a Igreja brasileira antes”, foi aquela agitação. Então a mídia saiu dizendo que o Papa amou o Brasil.
Pode ser que sim, pode ser que não, mas ninguém presta atenção nas outras coisas que o Papa diz, tais como: que o Brasil está sofrendo com a pobreza, que ele não concorda com o sexo por prazer e as pílulas anticoncepcionais dentro do matrimônio, não se aprofundam na questão da fé brasileira e que os brasileiros precisam renovar a vida cristã.
Enfim, será que o jornalismo hoje em dia está querendo mostrar a realidade do Brasil ou está querendo esconder para que não nos preocupemos? Será que ela se preocupa também?Chegou então o dia 14 de maio, segunda-feira, o Papa foi embora e ainda continua a questão: o que o Papa veio fazer ao Brasil mesmo? (Ana Cláudia Covo)

Nenhum comentário: