domingo, 27 de maio de 2007

Artigo - Sedentarismo versus atividade física e saúde

Dependência do controle remoto, dependência do carro, do telefone, dos aparelhos domésticos, da tecnologia como um todo, dependência de produtos industrializados... dependência do consumismo. O que é isso? É a chamada doença do próximo milênio: sedentarismo, e o que foi citado acima são, simplesmente, as conseqüências.
Devido ao avanço da tecnologia, o consumismo criado pelo estilo de vida moderno, faz com que o ser humano precise pouco ou quase nada de esforço físico para obter meios de sua necessidade. Ir até a padaria da esquina a pé, por exemplo, tornou-se tão raro quanto levantar do sofá (ou de onde for) para mudar o canal da TV. A mesma coisa acontece com o sistema “delivery”, em que o alimento que deseja comer vem até você, basta simplesmente pegar o telefone. Esses confortos da vida moderna acarretam em uma maior substituição das atividades ocupacionais que demandam um determinado gasto calórico.
O computador, por sua vez, é um dos fatores de mudança de comportamento atual das pessoas. Elas ficam horas e horas em frente à máquina. O relacionamento com as demais pessoas ficou virtual, o namoro passou a ser também virtual.
Mas, infelizmente, não dá para imaginar a ausência do computador nos dias de hoje. Ele adquiriu uma importância significativa em determinadas áreas.
A junção de pouca ou nenhuma atividade física com o consumo de alimentos hipercalóricos leva a sérios problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
A obesidade é um grande problema. Não mais só dos adultos, o número de crianças obesas cresceu muito nos últimos tempos. Segundo a nutricionista Claudia Juzwiak, em um artigo da revista Ana Maria,“entre as causas dessa enfermidade estão a maior exposição dos jovens a alimentos ricos em gordura e açúcares, e o seu estilo de vida sedentário”. Ela completa dizendo que o melhor remédio para isso tudo é a prevenção. “É importante que todos aqueles que convivem com a criança, desde a família até o colégio, participem de forma ativa em sua educação alimentar”, disse a nutricionista.
O artigo ainda traz toques e dicas para melhorar a alimentação da criança, como tomar café da manhã antes de ir à escola (pois isso também ajuda a ter mais concentração nas aulas), levar lanche de casa, permitindo aos pais controlar a qualidade do alimento e, dado com maior importância, a intervenção e principalmente o exemplo de uma boa alimentação vinda da própria família.
Claudia dá dicas para um estilo de vida mais saudável. “Brincar de pega-pega, esconde-esconde e bola é um jeito gostoso de gastar calorias”, diz ela e termina dizendo que “ver TV, além de ser uma atividade sedentária, expõe a criança a comerciais de vários alimentos calóricos, estimulando sua ingestão”. (Mariana Grossi)

Nenhum comentário: