domingo, 18 de março de 2007

crítica – Cidade de Deus

Cidade de Deus, lançado em 2002, foi apenas o segundo filme do diretor Fernando Meireles.

O filme é narrado pelo personagem Buscapé, um jovem negro e pobre que vive na favela da Cidade de Deus. A historia do lugar em que Buscapé vive, sua violência e dos diversos personagens do filme são narrados sob o ponto de vista do garoto.

O realismo foi ao extremo no filme e nos faz despertar sentimentos de revolta e culpa. Mostra-nos uma realidade, que talvez muitas pessoas não gostariam de saber ou de ver.

Um filme com uma ótima narração e um extraordinário elenco. Grande parte do elenco foi escolhido entre garotos quem vivem em favelas no Rio de Janeiro, o que deixou o filme ainda mais real.

A crítica social do filme também é muito verdadeira. Nos mostra uma realidade crua e nos faz olhar por um outro ponto de vista. A violência retratada é bastante chocante, mas chega a um ponto que nos acostumamos a ela, assim como os personagens.

O filme apenas peca na representação da favela, como se a violência e o consumo de drogas acontecesse somente lá. E o resto da sociedade nada tenha a ver com isso. (Vanessa Barbosa Bononi)

Nenhum comentário: