domingo, 18 de março de 2007

Notícia - PIRATARIA CAUSA PREJUÍZOS EM MARINGÁ

A pirataria vem crescendo nos últimos anos. A procura por produtos pirateados é imensa e só tende a aumentar. Em contrapartida, a venda desses produtos ilícitos tem causado uma enorme crise em diversos setores do Brasil e do mundo. A situação não é diferente em Maringá, onde os comerciantes reclamam da concorrência desleal dos camelôs. Aparelhos eletrônicos, roupas, calçados, CDs e DVDs estão entre os produtos mais pirateados.

Em Maringá, as salas de cinema dos shoppings não têm duvida de que o crescente comércio de DVD’s piratas está prejudicando as vendas de ingressos para os filmes. A gerente do Cine Avenida Center, Adriana Vendramini, estima uma queda anual de 2% a 5%, pois muitas vezes o DVD pirata acaba saindo mais barato do que uma entrada para o cinema.

A pirataria leva os filmes à casa do publico praticamente junto ou até mesmo antes que a estréia no cinema. Dessa forma quando o DVD é lançado, muitas pessoas já assistiram e na maioria das vezes não foi no cinema. A estudante de moda, Ana Paula Martinez diz que já faz anos que não vai ao cinema. “Com os DVD’s tão baratos não vejo necessidade de pagar uma entrada de cinema, assisto os lançamentos dos filmes no conforto da minha casa e pagando o mesmo preço ou ainda menos”.

Eduardo Becker trabalha na locadora Art Vídeo e está confiante na guerra contra a pirataria. “Acredito que agora vai melhorar um pouco, denunciamos varias locadoras que faziam uso de DVD’s piratas. A policia federal fez um trabalho muito bom”.

Quem anda pela Avenida Brasil, a mais movimentada do centro de Maringá, pode observar o comércio livre de produtos piratas. Os camelôs ficam com seus produtos expostos nas calçadas. Mesmo não sendo considerados criminosos pelas pessoas, esses vendedores acabam prejudicando os comerciantes dos produtos que estão sendo pirateados, já que a concorrência de preço é desleal e as pessoas acabam sempre optando pelo produto mais barato. (Vanessa Bononi)

Nenhum comentário: