domingo, 17 de junho de 2007

Artigo - Universidades: públicas e privadas

Neste fim de semana, estive em minha cidade natal e pude perceber que pensamento de povo do interior não muda nunca. Vi que pessoas que fizeram cursinho comigo continuam naquela sala de curso, se matando e se comendo em busca de uma vaga numa universidade pública. Me perguntei até que ponto vale a pena estudar três, quatro ou cinco anos num cursinho para conseguir vaga numa universidade estadual?

A universidade estadual nos últimos anos vem fazendo o mesmo caminho da escola pública de ensino fundamental e médio, que, há alguns anos atrás, era muito melhor que o ensino particular, mas depois de “reformas” na educação acabaram indo parar no fundo do poço.

O ensino público está cada vez pior. Os laboratórios estão em calamidade, as salas de aula não possuem um ventilador e quando possuem eles fazem mais barulho que vento. Os professores recebem mal, muitas vezes nem existem professores para determinadas matérias, sem contar que existem ainda professores que fingem que dão aula, entram passam alguma coisa no quadro e vão embora. É minha gente, este é o ensino público dos últimos anos.

A universidade particular está fazendo o mesmo caminho que escolas privadas de ensino médio e fundamental fizeram. Aproveitou o “relaxo” com o ensino público, buscaram os melhores professores (e pagam mais que a universidade pública) e fizeram laboratórios equipados com material de qualidade, para que não deixe nada a desejar.

Acontece que o povo ainda acha que universidade pública é a melhor e a particular é só para “filhinho de papai”, que não tem capacidade de passar em uma instituição de ensino pública. Acontece que ultimamente estou vendo alunos de faculdade públicas ficarem sem férias e com calendário letivo todo bagunçado, graças ao governo e aos professores que acabam tendo que entrar em greve para reivindicar melhores salários.

Aquela imagem de que tudo que universidade pública é melhor está caindo por terra, e podemos concluir que se continuar assim, só vai estudar em universidade pública quem não tiver condições de pagar pelo ensino superior. (J.C.Ortiz Júnior)

Nenhum comentário: