domingo, 24 de junho de 2007

Reportagem - Campanha do agasalho mostra a solidariedade do povo maringaense


Kiko Vieira - PMM

A presidente do Provopar, Luiz Pupim, recebe doações para campanha do agasalho

O Provopar de Maringá lançou a campanha "O frio congela, a fraternidade aquece", no final de abril. A campanha, que é destinada à arrecadação de agasalhos e cobertores para serem doados à entidades de Maringá e região, terminou essa semana com um mutirão no Ginásio de Esportes Chico Neto para organizar as peças arrecadadas. Vários pontos da cidade, como shoppings, mercados, lojas, praças e escolas arrecadaram essas doações e repassaram para o Provopar, que por sua vez distribui para as entidades cadastradas. Com o tema "Inverno Mágico Maringá", a campanha também contou com mutirões de arrecadação, realizados por membros do Tiro de Guerra da cidade, que passaram em residências de determinados bairros recolhendo as doações.

A quantidade de roupas e cobertores que cada instituição irá receber depende da demanda e solicitação, das próprias casas assistenciais que serão beneficiadas. A campanha chamou muito a atenção dos maringaenses, principalmente pelo caminhão de bombeiros localizado na frente da catedral, com o slogan da campanha. A estimativa é de aumentar a quantidade de toneladas arrecadadas em relação ao ano passado, 28 toneladas. Principalmente porque o número de postos de arrecadação aumentou, e o frio este ano chegou mais cedo e mais intenso do que nos anos anteriores.

Fernanda Degan, gerente de marketing do Shopping Cidade, um dos pontos de arrecadação da campanha, declarou que este ano foram arrecadadas 10 vezes mais doações em relação á 2006. Tudo isso graças à divulgação do próprio shopping, através de sua central de relacionamentos, e iniciativas como bingos e apresentações musicais agendadas para chamar a atenção do público para a causa.

Foram enviadas ao Provopar entre os dias 29 de abril e 1 de junho cerca de 20 caixas lotadas. As caixas para doações ficavam em pontos estratégicos dos locais de arrecadação. Geralmente na entrada e saída dos estabelecimentos, com o slogan da campanha. "As doações superaram as expectativas, uma kombi lotada foi encaminhada ao Provopar", declarou Degan. Entretanto, ela ressaltou que muitas roupas doadas não foram aproveitadas, pois, se tratavam de peças muito velhas, algumas rasgadas e sem condições de uso. "Até peças íntimas foram deixadas", revelou.


Mais divulgação e renovação fortaleceram a campanha

A chegada de Luiza Pupin à presidência do Provopar em 2005, aumentou significamente o número de postos de arrecadação e a divulgação da campanha. "O nosso objetivo não é apenas divulgar a campanha, e sim trabalhar a solidariedade do povo maringaense" afirmou Cristina Marangone, que trabalha há mais de vinte anos na prefeitura e é uma das coordenadoras da campanha. "Desde que trabalho aqui existe a campanha do agasalho, mas ela nunca foi tão trabalhada quanto agora".

Carmem Zenetti, moradora do bairro Jardim Novo Horizonte declarou que faz questão de doar sempre que pode. "Dôo sempre para o Provopar e para o Hospital do Câncer, não espero a campanha começar não. Sempre que tem alguma coisa sobrando em casa, panela, calçado ou roupa eu levo lá." confirma a dona de casa que garante que a confiabilidade nas entidades é principal "Não acredito em nada que me peça dinheiro. Se é pra hospital, creche ou albergue o que importa é a comida, roupa e remédio, e é assim que eu ajudo. E ainda faço questão de eu mesma entregar, para saber que não é trambicagem", exclamou.

Mas Luiza Pupin explica que a campanha terá um fim porque encerram as arrecadações nos postos credenciados, mas não terminam as doações e nem o repasse. A prefeitura continua recebendo doações o ano todo. Informações no Provopar-Maringá telefone 3221-1241. (Natuza de Oliveira)

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