domingo, 10 de junho de 2007

Entrevista - Espetáculo Circense é sucesso nacional

Divulgação
Grupo Circo Teatro sem Lona em ação


A mistura do espetáculo circense com um toque teatral acabou dando origem à companhia do Circo Teatro Sem Lona, fundada em Maringá em 1996, por Pedro Ochôa e Marcos Trindade. Desde então, a companhia proporciona encanto e alegria às mais diversificadas platéias em espaços alternativos.
Em entrevista com Pedro Ochôa, diretor e professor do grupo de teatro da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o ator revela como tudo aconteceu e o sucesso que o Circo Teatro Sem Lona adquiriu, chegando a ter repercussão não somente nas regiões do Paraná, como também em todo o país. (Fabiane de Souza)

Como surgiu a idéia de formar o Circo Teatro Sem Lona?
Em 1996, eu e o Marcos que é sócio na companhia, estávamos divulgando um espetáculo na rua e resolvemos fazer um projeto para a Lei de Incentivo para fazer espetáculos na praça, então surgiu a idéia de criar uma companhia de teatro de rua.

Por que vocês optaram pelo “teatro a céu aberto” ao invés do teatro em lugares fechados?
Para poder possibilitar as pessoas que não tem acesso ao teatro poder assistir espetáculos e depois decidir se gostam ou não, mas pelo menos poder assistir para depois saber se gostam ou não. Fortalecer o movimento de teatro em nosso estado.

Quem são os integrantes do Teatro? São sempre as mesmas pessoas ou varia de acordo com a peça?
Atualmente somos seis, eu, Marcos Trindade, Valquiria Vasconcelos, Valéria Bonifácio, Ester Bello e Daniel Lara, mas não são sempre os mesmos não, sempre saí ou entra gente nova.

Os espetáculos são realizados somente no Paraná ou se expande por outros estados?
Em Maringá, pelo Paraná e outro estados. Por exemplo, domingo estaremos viajando para o Rio de Janeiro, onde vamos fazer uma temporada durante o mês de junho. São 18 espetáculos. Depois em julho vamos para Cascavel, Marechal Candido Rondon, outras cidades do oeste e assim vai....

Como é feita a escolha das peças para a apresentação e onde os ensaios são realizados?
Primeiro temos que ter uma simpatia pela peça, gostar. Segundo tem que ter a ver com a nossa linguagem. Os ensaios acontecem na nossa sede, na Rua Vereador Padre Monteschio 176, em frente o Cemitério.

Que tipo de apoio que a Prefeitura Municipal oferece ao Circo Teatro Sem Lona ?
Nenhuma, tudo que fazemos para a Secretaria da Cultura temos que pagar. Aluguel de teatro e etc. Trabalhamos bastante e temos parceria com a Secretaria dos Transportes (SETRAN).

Como vocês fazem para se apresentarem, isto é, vocês que estipulam os lugares ou se apresentam quando são convidados?
Na verdade das duas formas, nós procuramos lugares e também recebemos convites.

Quantas peças vocês apresentam em média ao ano?
Nós temos sete espetáculo em nosso repertório (“O Amor de Peri e Ceci”, “Cantos e Contos”, “Peripécias Circenses”, “Tem Palhaço no Trânsito”, “Tam Tam e Tem Tem Numa Noite de Lua Cheia”, “Os Inimigos Não Mandam Flores”, “O Boi Cidadão”). Por ano realizamos umas 150 apresentações em média.

Qual foi a última peça que vocês apresentaram e o por que da escolha da mesma?
A última peça montada foi o “Tam Tam e Tem Tem....” e foi porque nós inscrevemos ela no edital da FUNARTE, que é um órgão Federal que dá apoio a grupos de todo o pais. Ganhamos a verba e montamos.

Tem algo que não foi perguntado e você queira contribuir para a entrevista?


Circo Teatro Sem Lona é uma Cia Maringaense, leva o nome da cidade para todo o país, e gostaríamos que a política de ação cultural na cidade fosse mais articulada, que o poder público tivesse mais ação realizando eventos como temporadas e eventos para o movimento teatral da cidade realmente existir.

Nenhum comentário: