domingo, 3 de junho de 2007

Critica - Festival de Cinema

De 25 de maio a 1 de junho aconteceu em Maringá, no Centro de Convenções do Aspen Park, o 4º Festival de Cinema. A entrada foi franca. Oferecia ao publico mostra de filmes e também oficinas de fotografia no cinema, edição, produção, entre outros, também gratuitas. O festival foi destinado à população em geral, mas o publico universitário da área da comunicação esteve presente todos os dias.
Foi um evento favorável tanto para a organização do Festival quanto para os estudantes e profissionais da área. Um por oferecer conhecimento e despertar interesse nas pessoas, e, outro pelo público se sentir atraído por aquilo que esta sendo apresentado.
Os filmes exibidos são todos nacionais. Longas e curtas metragens. Os espectadores ao termino da exibição votavam nos quais achavam mais interessantes, pois além de ser uma amostragem, há uma avaliação e premiação de varias categorias dos filmes.
Nas oficinas, em particular a de cinema, foi feita toda uma introdução da parte técnica, que envolve nomenclatura e funcionamento dos equipamentos. Foram debatidas também as questões de luminosidade, que foi mostrado através de alguns filmes assistidos no curso.
É claro que, com um curso de uma tarde você não vai ser um fotógrafo cinematográfico, mais sim, ter uma base e um conhecimento artificial do que se trata a profissão. Para se tornar um profissional a pessoa além de cursos deve ser formado na área.
Os filmes em uma abrangência geral tratam-se de fatos do cotidiano. E são discutidos fatos da atualidade. Um exemplo disso esta no curta “Alguma coisa assim”, que trata de um adolescente, Caio, que não tem certeza de sua opção sexual, nem dos sentimentos para com a protagonista Mari.
Outro exemplo está no filme “Espeto”, que se passa em uma churrascaria onde os garçons são ambiciosos e invejosos. Tamanha ambição levou um personagem a matar o outro somente para ocupar o lugar dele. Passar de garçom de lingüiça para o tão desejado cargo de garçom de picanha. (Thábata Furtado)

Nenhum comentário: