domingo, 24 de junho de 2007

Crítica - Vida sobre duas rodas

Um jovem recém saído da Febem arruma emprego como motoboy em São Paulo. Mas em período de experiência ele precisa realizar 12 trabalhos pela cidade. Heracles, protagonista do segundo filme de Ricardo Elias, concentra todas as histórias a que um motoboy pode enfrentar em sua, muitas vezes, curta carreira. O perigo e a adrenalina fazem parte do cotidiano desses heróis da vida moderna. Afinal, nenhuma grande cidade brasileira pode sobreviver sem as pizzas e os formulários necessários para o desenvolvimento social. O filme do cineasta paulistano retrata uma São Paulo vista de um ângulo diferente para aqueles que estão acostumados ao conforto do ar-condicionado dos 4x4.

O documentário “Motoboys Vida – Loca”, de Caíto Ortiz, lançado em 2004, trata do mesmo assunto que “Os 12 trabalhos”, o retrato de uma classe que enfrenta situações desumanas de trabalho e ao mesmo tempo consolida-se como parte integrante das grandes cidades brasileiras. Os motoboys Heracles e Jonas do longa metragem de ficção, contam um pouco do cotidiano desses grandes inimigos dos carros, que independentemente de quem tenha razão nesta guerra diária, têm de coexistir para que a metrópole não pare. O que nos leva a perceber que nessa guerra o lado mais fraco tem duas rodas.

O filme de Ricardo Elias participou de diversos festivais pelo país e no exterior e ganhou diversos prêmios dentre eles ganhou o prêmio de 3º Melhor Filme no Festival de Havana; ganhou 5 prêmios no Cine PE - Festival do Audiovisual, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator (Sidney Santiago), Melhor Ator Coadjuvante (Flávio Bauraqui), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora e ainda o prêmio de melhor ator para Sidney Santiago(Heracles) no Festival do Rio 2006.

Portanto, uma ótima oportunidade para quando o filme chegar às locadoras, pois apesar de estar sendo exibido em outras cidades, dificilmente o longa vai chegar aos cinemas maringaenses. Assim como inúmeros outros trabalhos do cinema nacional que trazem a tona questões de interesse público, discutindo e acrescentando novas formas de pensar os problemas da sociedade. E, com a atual discussão na câmara de vereadores do município de Maringá a respeito da legalização do serviço de “Motoboys”, permanece a discussão: a importância da cultura e seu papel dentro da sociedade. (Ivan Nishi)

Nenhum comentário: