terça-feira, 3 de abril de 2007

Artigo - Anorexia sai de moda


A morte da modelo brasileira Ana Carolina Reston, no ano passado, vítima da anorexia, chocou o mundo da moda. Uma forma de resposta a esse acontecimento foi a medida tomada por grandes nomes da moda italiana: o Manifesto Contra a Anorexia. Este texto proíbe os desfiles de meninas de menos de 16 anos e obriga as modelos a apresentarem um atestado médico dizendo que elas não sofrem de nenhum distúrbio alimentar. Mas podem ter índice de massa corporal inferior a 18.
Pensando nisso, Elena Miro abriu a Semana de Moda de Milão, temporada outono-inverno 2007/2008, com as suas coleções destinadas às mulheres consideradas fora do padrão, as gordinhas.
Estilistas brasileiros também se demonstraram adeptos da campanha anti-anorexia. Exemplo disso foi o desfile da Vide Bula, na São Paulo Fashion Week. Um verdadeiro movimento anti-anorexia: algumas modelos usavam por baixo das roupas, calças ou camisas com desenho de esqueleto. Roupas bastante coloridas, máscaras, luvas e chapéus também marcaram presença no desfile.
É importante que atitudes como estas sejam tomadas, pois a maioria das mulheres não possui corpos esculturais e muitas vezes sentem-se inferiores por não estarem no padrão ditado pela moda. Além disso, a moda tem de agradar a todas as pessoas, sejam elas pretas, brancas, gordas ou magras. (Mayara Gasparoto Mendes)

Nenhum comentário: