domingo, 22 de abril de 2007

Editorial: Educação X Violência

É difícil um futuro muito promissor para as crianças e jovens que estão no ensino fundamental e médio do país. Toda semana surgem notícias de algum desrespeito ou agressão física contra um mestre em pleno exercício de suas atividades. Não se deve pensar também que estes casos acontecem apenas nas salas de aula da rede pública de ensino, pois essa epidemia de violência está em toda à parte e, para acabar com ela, deve-se ir à raiz do problema. A família é responsável por toda e qualquer atitude do jovem, sendo ela boa ou má. A família deve levar os créditos, pois é ela que constrói o caráter do individuo.

Os professores há alguns anos eram vistos pelos alunos com muito respeito e admiração, salvo sempre algumas exceções. Mas os jovens de 20 ou 30 anos atrás tinham na figura do professor a pessoa que um dia eles queriam ser, muitos se espelhavam no mestre. Ele era um exemplo para os alunos. Hoje não se vê mais isso nas salas de aula, os alunos tratam os educadores como iguais. Respeito é uma palavra que poucos conhecem.

O que mais preocupa é saber que estes mesmos alunos que hoje desrespeitam e cometem atos de vandalismo contra os professores serão os professores do futuro, serão os mesmos professores que vão alfabetizar e educar as crianças do futuro para a vida. E que tipo de exemplos eles vão dar? E qual será a reação deles frente ao desrespeito de um aluno? Será que vão se reconhecer no passado e a consciência começar a pesar? É de se questionar qual será o método utilizado para controlar uma sala que não fica quieta.

Se alguma coisa não for feita agora para acabar com a violência nas salas de aula, talvez os netos dos leitores nunca conhecerão a forma de aprendizado que conhecida hoje: com carteiras enfileiradas e um mestre à frente da sala passando seu conhecimento. O medo vai ser tamanho, que se corre o risco de ter a profissão mais importante e bonita do mundo extinta para sempre. (Rodrigo Pessin Chioderolli)

Um comentário:

Andye Iore disse...

O Toscorama voltou:
www.toscorama.com.br