domingo, 22 de abril de 2007

Reportagem - Cinema em Maringá ganha mais um espaço





No ultimo dia 19 foi lançado oficialmente o programa Cinema na UEM – CINUEM. Estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, a coordenadora do programa, Fátima Maria Neves e a palestrante convidada Maria Dora Mourão, coordenadora do CINUSP – programa de cinema da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. O programa tem por objetivos promover atividades culturais ligadas ao cinema, com debates, exibições, oficinas e palestras. Com programação semanal, o CINUEM inicia suas atividades regulares a partir do próximo dia 04, às 18h, no Anfiteatro Ney Marques da Universidade Estadual de Maringá, com a exibição do filme ‘Metrópolis’, de Fritz Lang. A entrada é franca e aberta a todos os interessados.

Em sua palestra, a coordenadora do CINUSP e também membro da Cinemateca de São Paulo falou sobre a importância do cinema na educação e formação de senso crítico diante da realidade. Maria iniciou falando de como a sociedade atual está imersa em imagens e sons e como o cinema constrói a imagem de um país.

De acordo com a professora, o cinema, apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda tem seu valor. “Ir ao cinema é diferente de assistir a um filme em casa, o espírito é diferente”, disse. Sobre o seu trabalho na USP, a professora explicou que o objetivo do programa é formar senso critico nas pessoas. “Queremos que as pessoas reajam em relação ao filme”.

Maria ressaltou a importância da arte e da cultura na formação humana dentro e fora da universidade. Ela deu um breve histórico do cinema no Brasil, comparando com exemplos de outros países e apresentou dados sobre os espectadores de cinema nacional no país, que em 2003 correspondiam a 20% e hoje chegam somente a 10%. A 7a arte, como é conhecido o cinema, tem papel importante dentro do processo de globalização. “Ela cria uma identidade e mostra a cultura de nosso país para o resto do mundo”, falou a professora paulistana.

O evento contou com a presença do reitor da UEM, Décio Sperandio, que em seu discurso inicial elogiou o projeto e ressaltou a importância das artes que, para ele despertam emoções que são insubstituíveis por outras ciências. Sperandio aproveitou para dizer que, em breve, Maringá poderá contar com um curso de graduação em cinema.

O CINEUM é um projeto cultural que vem se somar a outros trabalhos realizados em Maringá, como o Projeto Um Outro Olhar dirigido por Paulo Campagnolo. A coordenadora do programa da instituição, Fátima Maria Neves, apresentou na inauguração a composição do corpo administrativo do programa. Ele conta com representantes de todos os centros da universidade, da comunidade discente, da reitoria e da secretaria de cultura de Maringá.

O programa tem apoio do Acervo Cine Arte, Focus Vídeo, Art Vídeo e também do Projeto Um Outro Olhar. Maiores informações pelo site: http://www.uem.br/redirect.php?to=www.dfe.uem.br/cinuem/, ou pelo e-mail fatimauem@hotmail.com .

BOX 1

Acesso também em faculdades

O Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) disponibiliza filmes e documentários gratuitamente para a comunidade em geral. O material não pode se emprestado, exceto para professores, no entanto pode ser desfrutado em salas especiais. A biblioteca da instituição, localizada na Av. Guedner 1.610, ocupa os 2º e 3º pisos do bloco 8 e nela estão acessíveis tanto livros, revistas, jornais, teses, documentos, como telemeios (Filmes e documentários).

Cleidney Aguiar da Silva Neves, responsável pelo setor de multimeios durante o período da manhã, esclarece que as seis salas de reprodução de audiovisual estão disponíveis a todos. “É preciso reservar a sala e o filme antes, mas havendo disponibilidade, o usuário pode assistir ao filme que quiser”, disse. As salas são compostas de televisão, vídeo cassete, leitores de DVD e poltronas.

No acervo da biblioteca é possível encontrar filmes como ‘Titanic’, vencedor de vários Oscars e sucesso de bilheterias, assim como o documentário ‘Ilha das Flores’ do diretor brasileiro Jorge Furtado. Também estão disponíveis no acervo da biblioteca ‘Terra em Transe’, ‘Procurando Nemo’, ‘Ponto de Mutação’, ‘Assassinos por natureza’, ‘O Rei Leão’, ‘A vida é bela’, ‘8 Mile’, ‘Basquiat – Traços de uma vida’, ‘A felicidade não se compra’, ‘A Revolução dos Bichos’, entre outros.

Os professores utilizam do acervo como complemento de estudo para os acadêmicos. A diversidade de seu acervo é também uma forma de “passatempo” para os alunos. “Muitos alunos vem aqui para assistir um filme e matar um tempo depois da aula”, disse Cleidney.

A biblioteca do CESUMAR funciona de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 22h30, e de sábado das 8 h às 16h30.

BOX 2

Um outro olhar para o cinema

Há mais de 6 anos, trazendo os melhores filmes da história do cinema para a cidade de Maringá, o Projeto Um Outro Olhar, coordenado por Paulo Compagnolo, já tem se tornado um nome conhecido nas conversas do dia-a-dia de muitos apaixonados pelo cinema. Mas a iniciativa é algo que exigiu esforço e dedicação por parte de Compagnolo e alguns poucos colaboradores que conseguiram tornar a sétima arte uma opção nas poucas realizações culturais que a cidade oferece.

Inicialmente exibido no Cine Aspen - hoje já inexistente – Compagnolo, que já foi presidente do cineclube de Cascavel na década de 80, enxergou neste novo projeto um recomeço e uma nova experiência, para exibir não só filmes contemporâneos, mas também os clássicos, favorecendo a formação de público.

Segundo ele, o projeto tinha a intenção de oferecer uma alternativa aos filmes comerciais, que ocupam por completo as salas de cinema. “Resgatando da imbecilidade, para um outro olhar em relação ao cinema e para perceber que o cinema não é só o filme de ação americano que complementa a grade de programação na televisão”, declarou.

Por decorrência da reforma que está sendo realizada no auditório Hélio Moreira, antiga residência do projeto, por enquanto, ele está sendo exibido na Casa da Cultura do Jardim Alvorada, que, mesmo apesar da distância, mantém o seu público fiel. Os filmes são exibidos todos os sábados às 20h.

Mesmo o projeto voltando a ser exibido no Hélio Moreira após as reformas, Compagnolo diz querer continuar a exibir filmes na Casa da Cultura, “Tenho a idéia de fazer um projeto no Jardim Alvorada, para favorecer a população aqui do bairro, que evidentemente é carente nesse sentido”, explicou.

Nos mais de seis anos de projeto, Compagnolo já passou uma centenas de filmes, de diretores clássicos como Carl Dreyer, de ‘A paixão de Joana D`Arc’ e Win Wender, famoso diretor alemão que dirigiu obras raras do cinema. Ao final de toda exibição Compagnolo complementa a realização com um debate, em que o público pode dar a sua opinião e conversar sobre o filme. (Ivan Nishi e Mateus Fiquer)

Nenhum comentário: