terça-feira, 3 de abril de 2007

Notícia - Nostalgia Musical


Mesmo nos dias de hoje, em que músicas no formato de MP3 são distribuídas gratuitamente pela Internet, existem pessoas que ainda procuram materiais físicos das bandas. Normalmente esse material é o CD. Porém, ainda hoje, mais de dez anos depois da popularização dos CDs, existem pessoas que compram vinis.
Os motivos para a compra de um vinil são vários. Para Fernanda Inocente, estudante de Jornalismo, 19, o vinil é como se fosse uma relíquia. “Compro para colecionar, é barato”. Fernanda recentemente comprou um vinil da Rita Lee de 1979 por apenas R$ 1,50.
O estudante de Letras, André Dallálio, 18, considera a MP3 algo bem mais cômodo, porém, considera vinil diferente. “É quase um fetiche, gosto de ouvir vinil, bebendo vinho e fumando um cigarro”. Para Flávio José, DJ e produtor da festa Sonic Flower Club, conhecida na cidade por suas discotecagens, “o vinil tem o som melhor”. José já morou um ano em Londres, de onde trouxe muitos discos e CDs, no entanto se arrepende. “Queria ter comprado tudo em vinil”. Entre os discos que formão sua coleção estão todos os vinis do Ultraje a Rigor autografados.
Para Mateus Fiquer, estudante de Jornalismo de vinte anos, comprar discos de vinil é uma nostalgia da modernidade. “Uma forma de manter o gosto pelo antigo com tamanha invasão do novo” afirma o estudante.
Já Aline Salvadori, estudante de 18 anos, compara o vinil com um pôster. Isso porque Aline compra discos para fazer decorações, bolsas e quadros. “Quanto mais antigo melhor, mas apenas de bandas que eu gosto. É como se fosse uma homenagem”, diz a estudante.
Os lugares mais comuns de se comprar um vinil hoje, em Maringá, são os sebos. Os preços variam de acordo com o sebo, banda e estilo. Vão de 1 real até vinte reais. E em alguns lugares, como no sebo Cultura, existem promoções de 5 LPs por R$ 3.
Cláudio, dono do sebo Multimania, possui em sua loja cerca de 5 mil discos. “A procura não é tão grande, mas os discos de vinil são produtos que eu gosto de ter na loja”, afirma o empresário.
Além dos sebos, em Maringá também existe a Musical Box, famosa loja de discos do Aquiles. “Hoje em dia os meus clientes tem idades diversas. Jovens procuram geralmente rock como Ramones e Nirvana. Já os mais velhos procuram os sertanejos raízes” afirma o proprietário.
O disco de vinil surgiu em 1948 e foi substituído pelos CDs no começo da década de 90. (Thiago Oliveira)

Nenhum comentário: