terça-feira, 3 de abril de 2007

Entrevista - Pastor mais antigo de Campo Mourão recebe homenagem


A Igreja Assembléia de Deus comemorou no último domingo, 25, com um culto de ação de graças, o 76º aniversário do pastor José Anunciação dos Santos. Considerado o pastor mais antigo de Campo Mourão, Santos comentou em entrevista para a reportagem do Inconstrução, sobre como é o crente de hoje. Há mais de meio século na ‘vida evangélica’, ele revelou que que antes de seguir este caminho já tentou seguir vários outros, porém não encontrou o que estava procurando: Jesus. “Até do espiritismo eu já participei”, comenta.
Santos só não quis comentar sobre a política brasileira.
A Igreja Assembléia de Deus comemorou no último domingo, 25, com um culto de ação de graças, o 76º aniversário do pastor José Anunciação dos Santos. Considerado o pastor mais antigo de Campo Mourão, Santos comentou em entrevista para a reportagem do Inconstrução, sobre como é o crente de hoje. Há mais de meio século na ‘vida evangélica’, ele revelou que que antes de seguir este caminho já tentou seguir vários outros, porém não encontrou o que estava procurando: Jesus. “Até do espiritismo eu já participei”, comenta. Santos só não quis comentar sobre a política brasileira.

O senhor é o pastor mais antigo de Campo Mourão. Quando iniciou sua missão na vida religiosa?
Pastor José Anunciação – Eu cheguei em Campo Mourão em junho de 1966 e de lá para cá sou pastor até o momento. Comecei a seguir a missão na vida religiosa em 1954.

O senhor teve outra religião. Por que mudou para a evangélica?
Pastor José - Eu fui por um tempo da igreja Católica. No sentido religioso, fiquei perdido e distanciado de Deus por muitos anos. Até no espiritismo eu fui. Naquela época, eu não gostava de evangélicos, queria me distanciar dos crentes, então minha situação ficou ainda pior. Mas Deus, que conhece todas as coisas, permitiu que viesse parar em minhas mãos o novo testamento, a partir daí, lendo a Bíblia, Deus me converteu.

Quando a Assembléia de Deus surgiu em Campo Mourão e quantos seguidores possui?
Pastor José – O nosso Estatuto é datado de 1957, porém a Assembléia de Deus existe no município desde 1943. Em Campo Mourão, eu creio que em torno de 2 mil membros seguem a igreja. No entanto, temos aqueles que são ‘simpatizantes’, que chamamos de congregados, Há um número bastante elevado de pessoas que nos visitam.

Como o senhor vê o ecumenismo? O senhor acredita que é possível?
Pastor José – Olha, o ecumenismo é um trabalho que eu acho difícil funcionar. É complicado para dar certo porque geralmente aquelas pessoas que mais desejam o ecumenismo, que dizem que querem união, elas na verdade não querem exatamente a união. O trabalho segue em volta de um pensamento de que haja um só rebanho e um só pastor, mas esse pastor deve ser Jesus Cristo. No entanto, o que está acontecendo é que tem sempre alguém querendo ser o pastor geral aqui na terra, aí não dá certo, não funciona mesmo. Entretanto, não posso dizer que o ecumenismo não é possível, pelo contrário, acredito que é possível sim, porém, não de uma maneira geral.

Qual a maior experiência que o senhor já teve com Deus?
Pastor José – Eu já tive várias experiências com Deus. Não sei qual delas é a maior. Uma experiência muito importante que tive, foi a do batismo com o Espírito Santo, que aconteceu três anos depois que aceitei Jesus. O batismo com o Espírito Santo é um revestimento que vem do alto e que só Jesus faz. O sinal de quem foi batizado com Espírito Santo é o de falar línguas desconhecidas e isso aconteceu comigo no dia 22 de setembro de 1957.

Como o senhor vê o surgimento de novas igrejas evangélicas?
Pastor José – Por um lado, eu vejo com bons olhos o surgimento de novas igrejas. Por outro, tenho minhas dúvidas, depende do alicerce em que ela vai se fundamentar. Se o alicerce de uma igreja estiver baseado em dinheiro, por exemplo, ela vai cair, pois estará fadada ao fracasso. O alicerce que tem valor de verdade e que sustenta uma igreja é Jesus Cristo.

Como era ser crente antes e como é hoje? Mudou alguma coisa?
Pastor José - Ser crente hoje é diferente de antigamente. Por um certo lado mudou porque o mundo está evoluindo e os crentes também estão. Mudou em partes, ou seja, no que se refere ao aspecto humano e material. No aspecto espiritual não mudou nada, pois está escrito que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Como o senhor define a fé?
Pastor José - A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e prova das que não se vêem, por ela os antigos alcançaram testemunhos e agradaram a Deus. A fé é uma coisa que não tem como se mostrar ela é interna, invisível é algo que eu não vejo, mas acredito sem ver.

A doutrina das igrejas precisa se adequar aos novos tempos?
Pastor José – Não. A doutrina da igreja é a doutrina bíblica e a Bíblia é imutável. O que pode mudar são os usos, os costumes e as coisas relacionadas ao visual das pessoas, mas doutrina não pode mudar nunca.

O senhor tem alguma mensagem para deixar aos leitores do Inconstrução?
Pastor José – Sim. Eu gostaria de dizer a todos os leitores deste veículo, que procurem seguir o caminho de Deus da melhor maneira possível. Estamos vivendo momentos muito difíceis e o mundo precisa de Deus. Se todos reconhecerem isso o mudo mudará, por certo. Desejo que Deus abençoe a todos. (Walter Pereira)

Nenhum comentário: