terça-feira, 3 de abril de 2007

Reportagem - Centros Esportivos aumentam qualidade de vida dos freqüentadores


Os Centros Esportivos têm aumentado a qualidade de vida das pessoas, principalmente dos idosos. Somente no Centro Esportivo da Zona 5, fundado em 1979, existem mais de três mil pessoas cadastradas. O Centro oferece hidroginástica, voltada principalmente para a terceira idade, natação para crianças e adultos, futsal, bocha, ginástica e alongamento. A maioria de seus freqüentadores tem entre 50 e 70 anos e 60% deles utilizam mais a hidroginástica. Há atendimento também para crianças especiais.
Maringá conta com oito Centros Esportivos, no Borba Gato, São Silvestre, Mandacaru, Centro Social Urbano (C.S.U.), na Vila Morangueira, Jardim Alvorada e no Miosótis. Além dos distritos de Floriano e Iguatemi. Todos contam com orientação de professores formados em Educação Física e estagiários.
O Prefeito Silvio Barros foi quem criou o primeiro Centro Esportivo, no Jardim Alvorada. A idéia era atender as pessoas que não tinham condições de fazer natação, freqüentar uma piscina ou ir a um clube social. De acordo com a Secretária dos Esportes e do Lazer, Edith Dias, é visível a melhora na qualidade de vida, principalmente dos idosos e das crianças.
“Nós observamos e sabemos o quanto é importante na vida das pessoas ter uma atividade física. Então quem acompanha uma criança, que participa da atividade física, e aquela que não participa, percebe uma diferença muito grande, tanto na escola como na vida social. Ela é muito mais ativa, muito mais crítica, muito mais preparada para vida. E nós que somos atletas, conseguimos desenvolver muito melhor qualquer outra atividade, do aquele que fica paradinho ali, sem nunca desenvolver uma atividade física.”
O professor de Educação Física do Centro Esportivo da Zona 5, Emerson Gimenez, diz que é perceptível a melhoria da qualidade de vida principalmente dos idosos que fazem hidroginástica e alongamento. Mas para ele, o Centro Esportivo deveria oferecer mais condições de trabalho ao professor para que pudesse atender melhor a comunidade.
A dona de casa Eliane Pereira Luz da Silva, 32 anos, freqüenta junto com sua filha o Centro da Zona 5 há mais de um ano. A modalidade que mais gosta é a hidroginástica. Sua filha prefere natação. Eliane afirma que houve uma melhora na qualidade de vida, principalmente de sua filha, que sofre de bronquite. Para ela, o local se tornaria melhor se recebesse melhor manutenção. “Precisa melhorar as quadras onde as crianças fazem exercícios. O chão é muito áspera e não tem cobertura.”
Edith Dias explica que para manter a conservação, a Secretaria de Esportes está fazendo parcerias com a comunidade e algumas empresas. “Nós estamos com problema na conservação dos Centros. Assumimos há um mês e meio e estamos correndo atrás de patrocinadores, porque o recurso do município é pequeno. Nós tambpem estamos fazendo um trabalho de conscientização. As comunidades têm de ajudar a cuidar, porque não adianta nada, o Governo ou o Prefeito ir lá e concertar e a comunidade ir lá e estragar.”
Para finalizar, a secretária revela que “o Prefeito Silvio Barros tem uma idéia muito grande para um dos centros esportivos, uma idéia piloto para fazer a conservação e se ela for para frente, se tiver resultado, estaremos contando para vocês”.
Para quem tiver interesse, o horário de funcionamento dos centros esportivos é de segunda a sábado, das oito às 22 horas. Para fazer o cadastro e a carteirinha é necessária uma foto 3 X 4 e apresentação de uma conta de água ou luz para comprovação de endereço. A inscrição é gratuita e não é cobrada mensalidade do usuário.
(Sílvia Midori)





Nenhum comentário: