domingo, 15 de abril de 2007

Notícia - Teatro Mágico: uma mistura que deu certo

Nos últimos tempos frases como: “os opostos se distraem e os dispostos se atraem”, “só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você” estão começando a ganhar espaço no mundo da música. Essas frases fazem parte do repertório de um grupo paulista que mistura música e teatro: Teatro Mágico. Eles trazem uma aproximação com o público diferente das outras bandas, fazendo com que o público participe “literalmente” de seus shows.

Essa mistura vem dando certo e o grupo vai ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. O público é basicamente formado por jovens e músicas como ‘Camarada D´água’, ‘O Anjo mais velho’ e ‘Ana e o Mar’ são conhecidas por todos que curtem Teatro Mágico.

O Teatro Mágico toca quase todo fim de semana em teatros de todo o país, principalmente no interior de São Paulo. Em seus shows a platéia não fica separada do grupo. Eles dão a impressão de que é tudo é uma coisa só e mostram para o público que não há diferença entre platéia e músicos. Fernando Anitelli, compositor do grupo, disse em entrevista a um site que não há diferença entre o grupo e o público. ”Seja a platéia de você mesmo” chegou a dizer o compositor.

Ana Claudia Covo, estudante de jornalismo, que já foi a um show do grupo disse que o show do Teatro Mágico é diferente das apresentações convencionais, pois parece muito mais com uma peça de teatro ou, até mesmo, uma apresentação de circo.

Ainda neste show Ana conta que Fernando Anitelli, um dos líderes da trupe, fez um gesto muito diferente do que normalmente acontece em show. Ele estava vendendo o CD da banda por R$5 e disse: "quem quiser piratear fique a vontade, quer fazer copia faça, quer sair dando de graça o CD dê, pois é um absurdo o mundo querer vender um CD por quarenta reais. Eu sei que nosso CD só custa cinco reais, mas se vocês quiserem piratear, pirateie. Sou a favor disso, pois pelo menos assim estará divulgando o Teatro Mágico".

A maioria dos artistas se declara contra a pirataria e isso mostra que, além de serem diferente no modo de fazer música, o Teatro Mágico também é diferente na hora de divulgar o próprio trabalho.

Outra coisa que chama atenção no espetáculo é que além de teatro e música eles ainda retratam o Brasil, como por exemplo, em ‘Zazulejo’, quando é colocado o depoimento de uma nordestina durante toda a música, falando das crenças de sua região.

Mayara Gasparoto, estudante de jornalismo, que ouve sempre Teatro Mágico diz que esse tipo de música é diferente das outros estilos musicais que ela ouvia. “É muito melhor para se ouvir”, acredita.

O grupo vem se firmando ainda mais depois de aparecer no Jornal Hoje, da Rede Globo. Através não só de suas músicas, mas também da internet, os jovens estão “espalhando” as músicas do grupo, fazendo com que eles ganhem cada vez mais fãs. (J.C. Ortiz Júnior)

Nenhum comentário: